Já se passaram 12 dias desde a chegada do Menino na terra.
Hojé é o dia em que os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.
Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.
Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade.
Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.
Nessa data, os magos são colocados no presépio e o Menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.
Nessa data, os magos são colocados no presépio e o Menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.
No Brasil, desmontamos o presépio.
Hoje é o Dia dos Santo Reis.
Dia de receber ouro, incenso e mirra. Dia de preto, branco, mameluco, pardo, mulato, índio, vermelho, mestiço ... Dia de celebrar o Menino, celebrar a Criança Sagrada que há em nós.
Trocando de assunto, mas falando da mesma coisa:
Como foi o seu natal?
Aqui em casa, esse foi o primeiro ano que passamos em família. Só a nossa família. O Mauricio, o Francisco Bento, a Catarina Maria e eu. Natal com as nossas escolhas e rituais.
Fizemos uma ceia simbólica com pães e suco de uva as 7 da noite. Tiramos o Menino do altar e o convidamos para a mesa. Fizemos um bolo de milho (o Sol) e cantamos parabéns pelo seu aniversário. O Francisco ficou tão feliz com a "Festa do Menino", que até hoje ele comenta orgulhoso, que o Menino veio fazer festa aqui em casa.
Assim, o Menino permanece vivo. Permanece Criança.
Salve o Dia dos Santos Reis!
Fonte sobre os Santos Reis:
http://www.independenciaoumorte.com.br/node/450/