Mostrando postagens com marcador Sagrado Feminino. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sagrado Feminino. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

De Volta ao Lar

Enfim de volta ao lar.

Ao Lar mesmo!

Quando cheguei no Rio há 7 anos atrás foi em Santa Tereza que fui morar.
Na casa da Zaba, amiga querida, guerreira que me deu a maior força pra eu fixar raízes.
E fiquei. Marido e filhos cariocas. Agora não tem mais jeito! 
No final da tarde até meu sotaque é carioca... sim, no final da tarde, porque de manhã sou mesmo uma mocinha do Sul.

Saí de Santa Tereza querendo voltar.

Nosso apartamento é bem pequeno, mas a vista é bela, um silêncio quase obsceno, e uma brisa bem fresquinha.
As louças ainda estão nas caixas, mas já é possível tomar um cházinho com biscoito frescos.

Bem, fiquei esse tempo todo sem acesso à internet, coisa que não esperava. 
E assim fiquei devendo à vocês posts especiais ao longo do mês, sobre o Ciclo Feminino. 
Ainda está em tempo e vou correr atrás para cumprir, até porque nosso sorteio será dia 19/02.
Ainda dá tempo de se inscrever, Clique Aqui



Segue um lindo Texto de Francisco Gregório Filho


Lua Mulher, Homem Sol

“Oh!Lua eu vos agradeço...
Por esse luar criador
Em troca vos ofereço
Essa canção com amor”

A avó adquiria as toalhas grandes e coloridas...
Em casa reunia os netos, pegava na gaveta a caixinha de costura e pedia:
- Vamos, escolham as linhas, enfiem nas agulhas. Escolham também uns pedacinhos de fita... da sua cor predileta, vamos escolham!
Então a avó cortava as grandes toalhas em pequenos retalhos... organizava-os em grupos de cores...
.... costurava, nas beiradinhas, os pedaços de fitas coloridas... a às vezes aplicava também uns pedacinhos de renda...
E com agulhas, com linhas escolhidas pelas crianças, bordava uma lua no centro do retalho. Em cada toalhinha uma fase da lua: nova, minguante, crescente e cheia.
Depois, com ferro de passar morno, amciava essas toalhinas e guardava-as em caixas de sapatos vazias. Arrumava-as agrupadas por cada fase da lua: ... nova, minguante, crescente e cheia.
Os meninos curiosos perguntavam:
-Vó... para que servem essas toalhinhas?
- Um dia vocês saberão... – respondia a avó.
Os meninos especulavam... especulavam, curiosamente.
Um dia, no aniversário da neta mais velha, a vó convocou os demais e convidou-os:
-Vamos presentear... ouviram?   Presentear... pre...sen...tear. Cochichou baixinho em todos os ouvidos. Então, presentearam.
Tempos depois, nova convocação e a avó ordenou que as crianças prestassem atanção...
... No tanque, Marina, a neta mais velha, lavava sua primeira toalhinha...
... a água escorria toldada... rosada.

E a avó, diante das expressões curiosas nos rostos dos netos, comntou uma história:
- A lua tem suas passagens, suas fases... e assim também são as mulheres...
- Todas as meninas fazem essa passagem. De menina para moça. Na preparação do corpo para ação de fecundar. Mas precisa se cuidar... discernimento para escolher o momento. As meninas passam a ser mensalistas... renovam o sangue mensalmente... acompanhando o ciclo da lua.
E disse ainda a vó:
- Os meninos, filhos do sol, não tem essa capacidade... mas precisam ser companheiros, parceiros. As meninas precisam de suas delicadezas.

A avó repetia cerimoniosamente:
- Todas as mulheres borram as toalhinhas. Em todas as culturas... em todos os países, as mulheres borram as toalhinhas na preparação do corpo para a fecundação. As mulheres são mensalistas, acompanham o ciclo da lua nova, crescente, minguante e cheia....
A avó, a moça, os rapazes, as crianças e os adultos da casa festejaram cantando e dançando... a passagem da Marina:

“Oh!Lua eu vos agradeço...
Por esse luar criador
Em troca vos ofereço
Essa canção com amor”

Neste dia a mãe preparou um bolo e confeitou-o de um azul celestial e por cima desenhou uma lua...
O pai chegou da rua trazendo nas mãos um buquê de flores e ofertou-o à nova moça da casa. O buquê, claro, vinha com um cartão escrito assim:
“ Feliz Passagem, Feliz Mulher”



Lua Mulher, Homem Sol é uma história ordenada por Francisco Gregório Filho (contador de histórias Fantástico!), a partir da sua vivencia com sua avó Maria, em Rio Branco no Acre. 
A Canção da lua é Fragmento de um acanção composta por Alfredo Gregório seu primo. 
Esta história está no livro”Ler e Contar Contar e Ler caderno de Histórias", de sua autoria.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sagrado Feminino + Sorteio de MissCup

Meninas! 

Surpresa pra vocês!

Teremos um sorteio muito especial por aqui.


A Mariana Betioli, Mãe empoderada de 3, nascidos de parto domiciliar, é uma corajosa empreendedora que lançou no Brasil o primeiro coletor menstrual produzido por aqui, o MissCup;

E eu, que já sou sua revendedora aqui no Rio.

Juntas fizemos uma parceria e vamos sortear um  Coletor Menstrual MissCup pra vocês.

As inscrições começam hoje, dia 18/01 e termina na próxima lua cheia no dia 19/02

O Sorteio será no dia 20/02, através do Random.Org.

Durante essa Lunação (um ciclo Lunar) falaremos do Sagrado Feminino, Ciclo Mentrual, Lua, Empoderamento, Parto, Tradição do Feminino, além de Contos e Poemas.

Vamos às regrinhas:

Simples!

- Basta ser nossa Seguidora;

- Ser Seguidora do Blog MissCup RJ;

- Deixar um comentário aqui no "Um Blog de Mãe" com seu Nome, Idade, se tem ou não filhote(s), Cidade, E-Mail para contato.

- Cada participante poderá deixar apenas um comentário, mas se quiser ter mais chance de ganhar, basta divulgar no seu Twitter, Facebook, Orkut com os dizeres "Eu quero o MissCup do Um Blog de Mãe" ou ainda no seu Blog com o link http://umblogdemae.blogspot.com/2011/01/sagrado-feminino-sorteio-de-misscup.html
Não se esqueça de voltar aqui e indicar os link de divulgação para nossa verificação;

- Cada link vale 1;

- Quer aumentar suas chances? Coloque o Banner do sorteio no seu Blog e ele valerá por 3
Com o link http://umblogdemae.blogspot.com/2011/01/sagrado-feminino-sorteio-de-misscup.html
Volte aqui pra dar o link do Blog.


- A contemplada será avisada pelo E-mail do cadastro, então fique atenta para deixar um E-mail válido.


- Quem ganhar terá 48 horas para responder ao nosso E-mail nos fornecendo seu endereço completo ou combinando outra forma de retirada do seu MissCup.


- Caso a ganhadora não responda o E-mail, farei outro sorteio.

- Cada comentário válido, deverá estar enumerado por ordem de chegada. 
Para ajudar vou começar (mas eu não concorro, beleza?).

Boa sorte e boa Lunação pra todas.

Espalhem pra's amigas.


Vamos que vamos de Elisa Lucinda.


Aviso da Lua que Menstrua

Moço, cuidado com ela! 
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua... 
Imagine uma cachoeira às avessas: 
cada ato que faz, o corpo confessa. 
Cuidado, moço 
às vezes parece erva, parece hera 
cuidado com essa gente que gera 
essa gente que se metamorfoseia 
metade legível, metade sereia. 
Barriga cresce, explode humanidades 
e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar 
mas é outro lugar, aí é que está: 
cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita.. 
Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente 
que vai cair no mesmo planeta panela. 
Cuidado com cada letra que manda pra ela! 
Tá acostumada a viver por dentro, 
transforma fato em elemento 
a tudo refoga, ferve, frita 
ainda sangra tudo no próximo mês. 
Cuidado moço, quando cê pensa que escapou 
é que chegou a sua vez! 
Porque sou muito sua amiga 
é que tô falando na "vera" 
conheço cada uma, além de ser uma delas. 
Você que saiu da fresta dela 
delicada força quando voltar a ela. 
Não vá sem ser convidado 
ou sem os devidos cortejos.. 
Às vezes pela ponte de um beijo 
já se alcança a "cidade secreta" 
a Atlântida perdida. 
Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela. 
Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas 
cai na condição de ser displicente 
diante da própria serpente 
Ela é uma cobra de avental 
Não despreze a meditação doméstica 
É da poeira do cotidiano 
que a mulher extrai filosofando 
cozinhando, costurando e você chega com a mão no bolso 
julgando a arte do almoço: Eca!... 
Você que não sabe onde está sua cueca? 
Ah, meu cão desejado 
tão preocupado em rosnar, ladrar e latir 
então esquece de morder devagar 
esquece de saber curtir, dividir. 
E aí quando quer agredir 
chama de vaca e galinha. 
São duas dignas vizinhas do mundo daqui! 
O que você tem pra falar de vaca? 
O que você tem eu vou dizer e não se queixe: 
VACA é sua mãe. De leite. 
Vaca e galinha... 
ora, não ofende. Enaltece, elogia: 
comparando rainha com rainha 
óvulo, ovo e leite 
pensando que está agredindo 
que tá falando palavrão imundo. 
Tá, não, homem. 
Tá citando o princípio do mundo!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

No Princípio o Vazio...

No princípio o vácuo. No princípio um óvulo, o vazio. O Cadinho.

No princípio uma escolha. 

Um óvulo maduro, escolhe o espermatozóide que ela, o óvulo, julga mais perspicaz. Ele sim, deverá ser o mais veloz, o mais saudável, o melhor... 

Eles aos milhares ficam rondando até oito horas depois do amor e ela, "escolhe" qual deles acolherá dentro de si.

Arquivo Pessoal
A primeira reação do corpo feminino é negar. Negar esse "corpo estranho" que acaba de se formar, e um batalhão de anticorpos devidamente preparados, se direciona para atacar o intrusão...

Mas a escolha está feita. Ela, o óvulo, assim o quis. Ela abraça o escolhido com determinação e juntos começam a gerar mais e mais vida. A vida se repete porque é assim desde o princípio.

Em poucos dias, mudanças ocorrem nessa fêmea geradora. Hormônios pipocam, parada brusca do sangue mensal, desejos, enjôos, lágrimas... As vezes elas sentem até raiva daquele que ama e se entrega sempre com ardor.

Depois da constatação, vem o alivio ou o desespero. As dúvidas, as aceitações, as escolhas e a espera.

Longas quarenta semanas. Que passam rápido pra quem está de fora vendo a lua crescer e crescer.


Gerar vida é o maior milagre da vida.

E na lua certa o bebê escolhe vir ao mundo, porque é assim desde o princípio, sempre é chegado o momento de escolher. Escolher respirar o ar, sentir a gravidade no corpo, e aos poucos ter força para pisar com firmeza a terra que nos recebe.

Nascer é um ato de escolha. E cabe à nós respeitar e acolher cada  uma delas. 

Seja bem vindo Bebê. Seja você Antonio, Joaquim, Catarina ou Maria. Venha! Faça suas escolhas, que estaremos aqui para ajudá-lo a caminhar com passos firmes nesse mundo de escolhas.



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Voz de Mãe Recém Parida

Gosto de ouvir a voz de Mães recém paridas.


É doce! Suave!


É uma voz Via Lactea.


Não há como não compartilhar o mistério depositado em seus braços, gerado cada pedacinho em seu ventre.



Voz de Mãe recém parida é a voz que todos já ouvimos e queremos sempre ouvir cada vez mais. Porque é bom! 


É bom porque se repete indefinidas vezes em número incontáveis.


Serena...


Voz de mãe recém parida nos convida a sussurrar. Sussurrar bem pequeno coisas bonitas de boas vindas.


Voz de mãe recém parida é um cantar. Canta com os anjos. Canta miúdo pra não acordar. Para somente lembrar. Para encantar.


...


Vou sussurrar bem pequeno...


Seja Bem vinda Dora!

Outros Posts do Blog

Related Posts with Thumbnails

Assuntos que se Fala por Aqui

Canções (13) Maternidade (11) Blogagem Coletiva (10) Francisco Bento (9) Amamentação (7) o brincar (7) Parto (6) Gestação (5) MissCup (5) Mistério (5) Notícias (5) Escolhas (4) Eventos (4) Heloisa Lessa (4) Sagrado Feminino (4) Sorteio (4) na radiola (4) Catarina Maria (3) Crises na Maternagem (3) Mamaço Virtual (3) Roda de Mães (3) Aliança Pela Infancia (2) Aprendendo a Falar (2) Brinquedos Feitos à Mão (2) Carregadores de Bebê (2) Clube da Mafalda (2) Coletor Menstrual (2) Manifesto Pela Amamentação (2) Mauricio José (2) Mudanças (2) Parteiras (2) Passeios (2) Sustentabilidade (2) Vida na Roça (2) A Arvore Jardim Waldorf (1) Acolhimento do Bebê (1) Adeus ao Blogger (1) Alimentação Infantil (1) Alimentação de Bebês (1) Argumentação Infantil (1) Birras (1) Bola Fora de Mãe (1) Bom Dia (1) Brinquedos e Consumo (1) Canção (1) Carinho de Filho (1) Carta Aberta (1) Contação de Histórias (1) Conto Sufi (1) Croc (1) Crônicas (1) Dentes Quebrados (1) Dia das Avós (1) Dia das Mães (1) Dia dos Pais (1) Dia dos Santos Reis (1) Doe Sangue (1) Ecologia do Parto e Nascimento (1) Eduardo Galeano (1) Elis Regina (1) Elisa Lucinda (1) Escola (1) Exaustão (1) Excesso de Peso (1) Febre de Mãe (1) Feira Livre (1) Feliz 2012 (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Pessoa (1) Francisco Gregório Filho (1) Gisele Bünchen (1) Honrar a Criança (1) Infância Livre de Consumismo (1) Ir ao banheiro (1) Leite Materno Contaminado (1) Lombar (1) Mamaço Nacional (1) Mercado de Trabalho (1) Michel Odent (1) Nina Veiga (1) Ninando (1) Ocitocina Atelie (1) Oficina de Boneca Waldorf (1) Praças (1) Preguiça (1) Processo (1) Receitas (1) Relato de Parto (1) Resultado Sorteio (1) SOS Região Serrana RJ (1) Sapatos (1) Segurança no andar (1) Selinhos (1) Shantala (1) Tempo para Comer (1) Troca de Brinquedos (1) Ultrassonografia (1) Volta ao Trabalho (1) Vídeos (1) na moviola (1)

Gente Boa de Papo