Mostrando postagens com marcador Mudanças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mudanças. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

De Volta ao Lar

Enfim de volta ao lar.

Ao Lar mesmo!

Quando cheguei no Rio há 7 anos atrás foi em Santa Tereza que fui morar.
Na casa da Zaba, amiga querida, guerreira que me deu a maior força pra eu fixar raízes.
E fiquei. Marido e filhos cariocas. Agora não tem mais jeito! 
No final da tarde até meu sotaque é carioca... sim, no final da tarde, porque de manhã sou mesmo uma mocinha do Sul.

Saí de Santa Tereza querendo voltar.

Nosso apartamento é bem pequeno, mas a vista é bela, um silêncio quase obsceno, e uma brisa bem fresquinha.
As louças ainda estão nas caixas, mas já é possível tomar um cházinho com biscoito frescos.

Bem, fiquei esse tempo todo sem acesso à internet, coisa que não esperava. 
E assim fiquei devendo à vocês posts especiais ao longo do mês, sobre o Ciclo Feminino. 
Ainda está em tempo e vou correr atrás para cumprir, até porque nosso sorteio será dia 19/02.
Ainda dá tempo de se inscrever, Clique Aqui



Segue um lindo Texto de Francisco Gregório Filho


Lua Mulher, Homem Sol

“Oh!Lua eu vos agradeço...
Por esse luar criador
Em troca vos ofereço
Essa canção com amor”

A avó adquiria as toalhas grandes e coloridas...
Em casa reunia os netos, pegava na gaveta a caixinha de costura e pedia:
- Vamos, escolham as linhas, enfiem nas agulhas. Escolham também uns pedacinhos de fita... da sua cor predileta, vamos escolham!
Então a avó cortava as grandes toalhas em pequenos retalhos... organizava-os em grupos de cores...
.... costurava, nas beiradinhas, os pedaços de fitas coloridas... a às vezes aplicava também uns pedacinhos de renda...
E com agulhas, com linhas escolhidas pelas crianças, bordava uma lua no centro do retalho. Em cada toalhinha uma fase da lua: nova, minguante, crescente e cheia.
Depois, com ferro de passar morno, amciava essas toalhinas e guardava-as em caixas de sapatos vazias. Arrumava-as agrupadas por cada fase da lua: ... nova, minguante, crescente e cheia.
Os meninos curiosos perguntavam:
-Vó... para que servem essas toalhinhas?
- Um dia vocês saberão... – respondia a avó.
Os meninos especulavam... especulavam, curiosamente.
Um dia, no aniversário da neta mais velha, a vó convocou os demais e convidou-os:
-Vamos presentear... ouviram?   Presentear... pre...sen...tear. Cochichou baixinho em todos os ouvidos. Então, presentearam.
Tempos depois, nova convocação e a avó ordenou que as crianças prestassem atanção...
... No tanque, Marina, a neta mais velha, lavava sua primeira toalhinha...
... a água escorria toldada... rosada.

E a avó, diante das expressões curiosas nos rostos dos netos, comntou uma história:
- A lua tem suas passagens, suas fases... e assim também são as mulheres...
- Todas as meninas fazem essa passagem. De menina para moça. Na preparação do corpo para ação de fecundar. Mas precisa se cuidar... discernimento para escolher o momento. As meninas passam a ser mensalistas... renovam o sangue mensalmente... acompanhando o ciclo da lua.
E disse ainda a vó:
- Os meninos, filhos do sol, não tem essa capacidade... mas precisam ser companheiros, parceiros. As meninas precisam de suas delicadezas.

A avó repetia cerimoniosamente:
- Todas as mulheres borram as toalhinhas. Em todas as culturas... em todos os países, as mulheres borram as toalhinhas na preparação do corpo para a fecundação. As mulheres são mensalistas, acompanham o ciclo da lua nova, crescente, minguante e cheia....
A avó, a moça, os rapazes, as crianças e os adultos da casa festejaram cantando e dançando... a passagem da Marina:

“Oh!Lua eu vos agradeço...
Por esse luar criador
Em troca vos ofereço
Essa canção com amor”

Neste dia a mãe preparou um bolo e confeitou-o de um azul celestial e por cima desenhou uma lua...
O pai chegou da rua trazendo nas mãos um buquê de flores e ofertou-o à nova moça da casa. O buquê, claro, vinha com um cartão escrito assim:
“ Feliz Passagem, Feliz Mulher”



Lua Mulher, Homem Sol é uma história ordenada por Francisco Gregório Filho (contador de histórias Fantástico!), a partir da sua vivencia com sua avó Maria, em Rio Branco no Acre. 
A Canção da lua é Fragmento de um acanção composta por Alfredo Gregório seu primo. 
Esta história está no livro”Ler e Contar Contar e Ler caderno de Histórias", de sua autoria.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estarei Fora Uns Dias

Meninas, estou em Juiz de Fora e com dificuldades de acesso à nave web.

Estamos nos mudando para um cantinho novo.
Vamos morar em Santa Teresa e realizar sonhos antigos.
O maridão ficou cuidando da reforma e da mudança.

Voltaremos logo.
Estou cheia de saudades daqui e da minha casinha.

Minha estada em JF também está rendendo frutos de trabalhos e parcerias. Aguardem, terão novidades.

Sei que todo início de ano nos prometemos isso e aquilo, mas esse ano tenho muitos projetos, pequenos, mas valiosos.
E eles passarão por aqui em primeira mão.

Enquanto isso, mais uma canção do Antunes.
Vocês já perceberam que ele é recorrente aqui, né?
Pra mim ele é genial. Ainda quero dançar como ele.

Bjo grande.
Saudades

O sorteio do MissCup continua.
Espalhem pra´s amigas.

Clique aqui e participe.


Outros Posts do Blog

Related Posts with Thumbnails

Assuntos que se Fala por Aqui

Canções (13) Maternidade (11) Blogagem Coletiva (10) Francisco Bento (9) Amamentação (7) o brincar (7) Parto (6) Gestação (5) MissCup (5) Mistério (5) Notícias (5) Escolhas (4) Eventos (4) Heloisa Lessa (4) Sagrado Feminino (4) Sorteio (4) na radiola (4) Catarina Maria (3) Crises na Maternagem (3) Mamaço Virtual (3) Roda de Mães (3) Aliança Pela Infancia (2) Aprendendo a Falar (2) Brinquedos Feitos à Mão (2) Carregadores de Bebê (2) Clube da Mafalda (2) Coletor Menstrual (2) Manifesto Pela Amamentação (2) Mauricio José (2) Mudanças (2) Parteiras (2) Passeios (2) Sustentabilidade (2) Vida na Roça (2) A Arvore Jardim Waldorf (1) Acolhimento do Bebê (1) Adeus ao Blogger (1) Alimentação Infantil (1) Alimentação de Bebês (1) Argumentação Infantil (1) Birras (1) Bola Fora de Mãe (1) Bom Dia (1) Brinquedos e Consumo (1) Canção (1) Carinho de Filho (1) Carta Aberta (1) Contação de Histórias (1) Conto Sufi (1) Croc (1) Crônicas (1) Dentes Quebrados (1) Dia das Avós (1) Dia das Mães (1) Dia dos Pais (1) Dia dos Santos Reis (1) Doe Sangue (1) Ecologia do Parto e Nascimento (1) Eduardo Galeano (1) Elis Regina (1) Elisa Lucinda (1) Escola (1) Exaustão (1) Excesso de Peso (1) Febre de Mãe (1) Feira Livre (1) Feliz 2012 (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Pessoa (1) Francisco Gregório Filho (1) Gisele Bünchen (1) Honrar a Criança (1) Infância Livre de Consumismo (1) Ir ao banheiro (1) Leite Materno Contaminado (1) Lombar (1) Mamaço Nacional (1) Mercado de Trabalho (1) Michel Odent (1) Nina Veiga (1) Ninando (1) Ocitocina Atelie (1) Oficina de Boneca Waldorf (1) Praças (1) Preguiça (1) Processo (1) Receitas (1) Relato de Parto (1) Resultado Sorteio (1) SOS Região Serrana RJ (1) Sapatos (1) Segurança no andar (1) Selinhos (1) Shantala (1) Tempo para Comer (1) Troca de Brinquedos (1) Ultrassonografia (1) Volta ao Trabalho (1) Vídeos (1) na moviola (1)

Gente Boa de Papo