terça-feira, 19 de abril de 2011

Dentes quebrados ou Picadinho de Croc

Desde que ví os primeiros Crocs duvidei deles.

Explico, ou melhor, pergunto:

Como um sapato tão leve pode dar sustentação?
Além disso  é largo e feito de material sintético.

O Francisco desde que começou a andar, sempre usou sapatos que oferecessem segurança para correr, pular  e andar.  
Croc nem pensar!

No Bazar de fim de ano na escola, tinha um croc à venda e o Francisco não teve dúvidas, os enfiou nos pés e saiu pela escola. 
Achei fofo. Menino de opinião! Comprei.

Mas logo observei que sempre que ele usava o tal do croc, caia com mais frequência.
Dia desses observava umas crianças brincando na praça e algumas delas caiam a todo tempo. Usavam croc.
Restringi o uso do croc, mas quando o mocinho insistia muito liberava com resalvas e atenção.

Bem estou muito muito muito chateada comigo.

Nesse fim de semana meu menino caiu de cara no muro e quebrou um dente, outro se enfiou pela gengiva, ganhou dois pontos no lábio, muito sangue e choradeira. 
Pronto socorro num sábado agradável que prometia ser leve.

Estou muito chateada comigo, porque várias vezes quis sumir com essa M#754@@¨&%$#74 de croc e resisti, pois meu menino gostava. 

Sei que é comum na infância crianças arrebentarem seus dentes de leite, mas eu preferia que isso acontecesse com ele fazendo alguma estrepolia natural da idade, mas não foi assim.

O Francisco estava andando ao lado pai, quando sem mais nem menos caiu e encontrou a quina do muro. Estava calçando o croc.

Estas porcarias desses sapatos, que não tem sustentação e é inadequado para crianças, foram criados para serem usados em barcos, por isso são antiderrapantes, inapropriados para uso doméstico. 
Só soube disso agora, porque ninguém avisa.

Minhas suspeitas se confirmaram. 
E eu perdi a chance de tê-los jogado fora antes que arrebentasse a cara do meu filho. 

O que fazer com o poder que a indústria exerce? 
Já lí em algum lugar  que esses crocs fazem mal pra estrutura óssea das crianças. 
Hoje fui pesquisar e soube ser comum as crianças perderem dedos e pés nas escadas rolantes usando croc. 
E nada efetivamente é feito contra uma marca dessas? 
O máximo que se pede é que mude seu desenho? 
Estamos nos tornando o quê?

Leia o que diz Cláudio Santili, ortopedista pediátrico, na revista Isto É Dinheiro
"O desenho das sandálias Crocs, que prioriza o conforto dos pés, as torna adequadas apenas para uso em condições relaxadas - em casa, principalmente, ou em atividades que exigem pouca movimentação. Em correrias, comuns em pátios de escolas, elas não servem. "A sandália não oferece firmeza ao pé, embora seu solado seja antiderrapante.

Ela trava no chão, enquanto o pé fica solto."
Na mesma matéria, olha o absurdo! 

Em sua defesa, a Crocs alega que o aumento do número de acidentes com crianças que usam as sandálias reflete apenas o fato de elas serem um sucesso entre os pequenos.

Imagem Daqui
Diante disso minha chateação está se tornado revolta.
Revolta porque, mesmo diante de tantos fatos nada se faz contra a indústria.
Quantos dedos e dentes vamos precisar?

Essa experiência serviu para a nossa família, não abrir mais mão das nossas convicções.
Aqui não entra TV, nem brinquedos de plásticos, nem arma de brinquedo, nenhum tipo de eletrônico, nenhuma comida enlatada.

Não me digam que não estamos criando nossos filhos pro mundo e blábláblá. 
Estamos dando segurança e fornecendo base pra que eles façam suas escolhas no futuro.

Eu fui criada sem tv e com cházinho da horta e não morrí.

Devia ter ouvido minha intuição e jogado fora o crocodilo.

Passamos o domingo com um gosto amargo na boca. 
Ainda não sabemos se teremos outros prejuizos no futuro, pois ele está em observação.
A croc não teve, disso eu tenho certeza. 
Já meu filho terá dois dentes a menos na boca até que nasçam os permanentes.
Segundo os médicos e dentistas que nos atenderam, dizem que o dente que "entrou" acabará voltando, mas virá preto por conta do sangue.


Compartilhe esse texto, ajude outras mães a preservarem dentes e dedos de seus filhos. Se nos mobilizarmos, quem sabe alguma coisa mude?
Eu já boicotava, agora serei a lider do boicote ao Croc.

Quanto ao Croc usado pelo Francisco virou picadinho e foi parar na lixeira.



Segue uma lista de matérias sobre acidentes  e polêmicas envolvendo Crocs:




Boa semana pra todas, eu vou seguir remoendo essa cada vez que olhar o sorriso do Francisco.


Em tempo, hoje uma amiga falou que já ouviu várias histórias semelhantes, inclusive com adultos.



25 comentários:

  1. Oi Maribel,
    que situação delicada.

    Meu marido na primeira vez que bateu os olhos com esses sapatinhos me disse: Meu filho não usará essa palhaçada.

    Pois bem... não me encheu os olhos, pois não acho legal crianças usarem sapatos de plástico e etc...

    Quando eu era pequena, morria de vontade de ter aqueles sapato da xuxa e tal... mas minha mãe só comprava os da marca ortopé. Eu considerava-os feios. Mas hj vejo que minha mãe estava muito certa. Esses sapatinhos cheios de frufrus, deixam suados e com cheiro forte. Além de não ter o mínimo de corforto.

    Agora que esse croc não entrará aqui em casa!!
    Estou compartilhando no meu face!!!

    beijos e melhoras para o filhão!s

    ResponderExcluir
  2. Lembrei da frase que mais ouvi na infânciae detestava mas que hoje faz todo sentido: "Criança não tem querer".

    Claro que nao tô falando pra anular a vontade do coitado, mas se ele nao tem experiencia anterior, nao analisa o que esta acontecendo, cabe a nós sermos firmes no entendimento de que estamos fazendo o certo e melhor pra ela.
    Mesmo que no momento ela nao goste.:-)

    Relaxa, ele vai ficar bem e voce tambem, nao se culpe tanto. Vc como todos os pais tem momentos que agem só com aquele amor, aquela vontade de dar tudo, de permitir tudo pra que o filho fique feliz. Isso é normal.
    Só que as vezes dá problema :-)

    PS. Eu detesto e acho horrível essa sandália, nunca comprei e nem deixo comprarem, mas no meu caso não deixo pq não quero consumidoras na minha casa, principalmente de porcaria que está na moda.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo: que dózinha dele! Fiquei imaginando a queda, o sangue, a visita ao PS... Desejo que ele sare logo - uma beijoca virtual no pequeno :*
    Sobre os crocs: Periodicamente vem bilhetes da escola das meninas relembrando as mães sobre o tipo de calçado adequado para ir a aula. Acho isso importante.
    Reparei que, recentemente, ao lado das escadas rolantes tem sempre um aviso sobre o perigo desses calçados. Conheço taaanto casos de crocs esmagados por escadas rolantes... Vou divulgar seu post.
    Beijos e melhoras para Francisco
    Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Beca, grata pelo apoio moral. Seu marido tá certo. É palhaçada mesmo! Aliás Palhaçada não! porque palhaços são ótimos!
    Isso é maldade! E sinceramente acho que esses donos, que ganham dinheiro se apropriando da infância têm um lugar especial no quinto dos infernos. Não é possível!

    Fabiana, foi exatamente isso que eu disse pro Maurício.
    CRIANÇA NÃO TEM QUERER e ponto.
    Daqui pra frente a gente dita as regras e ponto outra vez.

    ResponderExcluir
  5. Grata Priscilla, vamos fazer um burburinho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maribel! Melhoras pro seu filhote!
    É de fato revoltante a venda de tanta porcaria por aí ne?
    Eu nunca nem cogitei a hipotese de comprar esse Croc pra Sophia. Primeiro que acho feio, mas muuuito feio, esteticamente horrivel rssss
    Depois porque qualquer leigo vê que os pés "dançam" dento dele. Agora, lendo sobre "os beneficios" dessa porcaria (e cara!).... so me resta fazer campanha contra!
    Bjs
    Erica

    ResponderExcluir
  7. Sinto pelo seu filhote, Maribel... Vou observar pq aqui em casa esse Croc é mania, mesmo...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Maribel,

    Cheguei aqui por intermédio da Carol, que me repassou o seu e-mail sobre o croc.

    Meu filho não usa, nunca me passou pela minha cabeça comprar, mas é sempre bom o alerta.

    Sua mensagem nos fortalece no que toca a não fazermos concessões em nossas convicções. Atualmente o problema aqui em casa é o Nitendo Wii (acho que é assim que se escreve). Meu filho te 7 anos e não tem jogos eletrônicos, embora eu libere alguns jogos pela internet, moderadamente.

    O problema é que muitos dos amiguinhos da escola ganharam o tal Nitendo wii dos pais e aí já viu a cobrança. Estamos fortes com o discursso: " fulano não é meu filho, vc é quem é". Mas é claro que bate a dúvida COMERCIAL: "Será que não estamos exagerando?" Bom. um "inocente" calçado causou um estrago danado no seu filho. Que estragos um "inocente" jogo pode causar na mente do meu?

    Só me resta agradecer a sua chamada.

    Um abraço e prazer em conhecê-la,

    ResponderExcluir
  9. Maribel, que blog legal!
    Super obrigada pela dica de Croc, aliás, nem sabia que o nome daquelas sandálias chapacudas era esse.
    Eu também reparo que o meu filho cai muito quando usa aquilo.
    Espero que seus filhotes estejam bem!
    bjs
    Laura

    ResponderExcluir
  10. Que conhecidência!
    Passando pelo shopping dominmgo, vi a loja e até parei pra dar uma olhada pra comprar um crocs engraçadinho pra meu filho, AINDA BEM QUE N ACHEI! E NÃO QUERO MAIS após ler seu post!

    E´spero que fique tudo bem com seu filho!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  11. também vou divulgar no facebook.

    já ouvi várias histórias de acidentes com crocs e muitos colégios estão proibindo o calçado. será por que?

    to revoltada por você e concordo muito que ninguém morre sem tv, sem brinquedos enlouquecedores que piscam e fazem barulho. e morre com arminha sim. ehehehehhehe!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, fiquei revoltada lendo isso. Temos que divulgar, sim.
    Eu também nunca gostei destes sapatos. Além de pavorosos (esteticamente falando), eles nunca me inspiraram confiança. Mas a minha filha ganhou um par de aniversário e usou por um tempo. Por 'sorte', teve um calo tão feio que parou por conta própria, o que eu comemorei.
    Espero que o seu filho esteja bem, mas, realmente, ele não precisava ter passado por isso.
    Odeio a Crocs - e o ódio só aumenta com relatos como o seu ou quando eles fizeram marketing a título de ajuda humanitária mandando sapatos para o Haiti pós-terremoto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ah, e já linkei seu post no meu FB.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, tô passada! Imagino a sua indignação, a sua revolta e qualquer pessoa de bom senso estaria pensando da mesma forma. Aqui em casa os três tem, mas o pior de tudo é que é imitação, não é a legítima, e acho que isso torna o problema ainda mais grave. Desconhecia essa problemática, esses acidentes, e confesso que comprei para as crianças mais pela praticidade e menos pela beleza. Elas usam muito e viajam sempre com elas. Meu marido já usa há anos, principalmente quando vai para a cozinha (ele é gastrólogo e ama cozinhar). Mas, de fato, nunca pensei nessa possibilidade da instabilidade, das quedas etc.

    Obrigada pelo alerta, mesmo. Vou abolir aqui em casa.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Maribel, sinto muito pelo pequenino, a gente morre de dó, né?
    agora, sobre o sapato, vou pedir licença pra ser a voz dissonante nessa "cruzada anti-crocs", rs.
    minhas filhas usam, há tempos. têm quase 6 agora, devem usar há mais de 3 anos. usam pra tudo: ir à escola, brincar no parque, correr na rua, passear. e gostam, porque acham confortável. nunca tiveram problema de tombo - não mais com o crocs que com outros sapatos, elas caem o normal de qualquer criança.
    e eu vou dizer, o barato é confortável mesmo, viu? eu também tenho e uso até mais do que deveria (esteticamente falando), porque é confortável pra burro. aqui até marido usa. aliás, marido aqui trabalha no metrô, já inspecionou muita escada rolante e inclusive atendeu muito chamado de acidente em escadas (com todo tipo de sapato), e estava agorinha me dizendo que esse papo de que os crocs oferecem mais risco de acidente nas escadas rolantes é só isso mesmo, papo. segundo ele, que trabalha com isso, o risco é a criança sem supervisão, colocando os pés (com qualquer tipo de calçado) em lugares inapropriados.
    enfim, só oferecendo um outro olhar sobre a mesma questão. aqui, usamos e vamos continuar usando - embora sejamos adeptos também da sandalinha ortopé, cada coisa na sua hora...
    :-)
    beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá! Cheguei aqui pela Ivana e pela Paloma, que divulgaram o post no FB. Também nunca gostei dos tais crocs, acho bem feio e não entendo como possa ser confortável. Para mim parecem duros e quentes!
    Que pena o que aconteceu com seu filhote... mas ele ficará bem sim.
    Vou ajudar a divulgar o texto, ok?
    um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi querida! Vim te conhecer através do FB, e lamentavelmente foi com um post desses. Alguém tem que fazer alguma coisa, fato.

    Confesso que nunca comprei por achar feio demais, meu filho ganhou um genérico e odeia, ouso dizer que ele uspu umas 2x apenas.

    Tb vou compartilhar este post, mães unidas venceremos! Bjo grande!

    http://contosmamaepolvo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Que horror o que aconteceu, sinto muito!

    Meu marido me mandou o link do teu blog, pois dizia q compraria croc p meu filho assim q ele começasse a caminhar. Com certeza nao comprarei agora.
    Espero q seu filhote se recupere e essa experiencia tenebrosa passe logo da mente dele.

    bjo

    ResponderExcluir
  19. Vi seu blog no facebook, a Dani (mamães na Italia) foi quem postou,moro na Holanda e confesso que fiquei chocada quando cheguei no Brasil ano passado (fui parir lá)e vi que todo mundo tinha Crocs, originais ou genéricas tava nos pés da criançada, aqui na Holanda talvez por ser frio a maior parte o tempo, sei la, só sei que crocs é pra ser usada em casa, em área de piscina ou claro pro seu real proposito, nos barcos (que temos em todos os cantos).

    Querida, obrigada por compartilhar esse triste ocorrido e alertar as demais mães, eu sou do tempo que sandália pra menino era aquelas de couro da tip top, ortopé e beeeem depois, lá pelo final dos anos 90 vieram as tais papetes, que eu tb não confio muito mas até hoje não ouvi nenhuma critica pesada.

    Beijocas e melhoras pro seu pequeno!

    Ingrid
    www.familyaround.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Maribel,

    Compreendo perfeitamente o seu stress e sua tristeza por conta do acidente provocado pelo uso inadequado do sapatinho croc. Passamos por isso aqui em casa no ano passado e pra nós também foi um grande susto.

    Estou totalmente solidária a você a ao Francisco porque imagino que a idéia neste sábado de sol fosse se divertir em família, felizes e realmente "não" dar plantão num hospital com dores, sangue e frustração.

    Não tem a ver com o croc - na verdade é um aparte - mas ontem o CJ quase furou o olho com um lápis de cor que eu nunca o deixo usar. Foi presente (uma caixa linda e grande) mas como ele é pequeno e não tem muita segurança ao manuseá-los, eu ofereço apenas gizes de cera e ontem, falhei ao deixar ele pintar a tarefinha com o lápis e pior, ter ido buscar água na cozinha deixando-o sozinho... precisou menos de 30 segundos pra ouvi-lo chorando e aguardar pelo pior. Graças a Deus fechou o olho na hora e machucou próximo do canal lacrimal, bastante até, mas não furou o olho. Mesmo assim, e o peso na minha consciência pelo quase acidente grave?! Mãe é mãe e a gente sofre muito quando eles se ferem e mais ainda quando entendemos que podíamos ter impedido.

    Enfim, voltando ao assunto do croc, você mencionou não haver muitos relatos, então eu contribuo porque já escrevi dois posts a respeito, primeiro divulgando a polêmica dos calçados ( http://blogdati.com/2009/10/30/sandalias-crocs-e-o-recente-dilema-sobre-seu-uso/ ) e depois contando sobre o acidente que tivemos com a escada rolante comilona ( http://blogdati.com/2010/02/18/era-uma-vez-um-croc-que-a-escada-rolante-queria-pra-ela/ ).

    Como sei que nem todas as mães que aqui comentaram e que virão ainda comentar conseguirão ler os meus posts, reforço que meu filho, apesar do susto na escada ainda usa o croc, mas em lugares e momentos específicos, como no terraço quando entra e sai da piscina, quando vai a praia porque não aceita chinelos de dedo e dentro de casa como pantufa porque é piso do apartamento é de porcelanato. Nas outras situações ele usa tênis justamente pela necessidade de oferecermos estabilidade e segurança.

    Sei que a nossa tendência é oferecer o melhor aos filhos e vez ou outra, isso se confunde - pela falta de tempo ou pelo coração derretido - em atender aos seus apelos contrariando nossos instintos ou convicções. Muitos vezes me flagro nesse dilema e sei o quanto precisamos conversar, conscientizar e explicar repetidas vezes o porque disso ou daquilo.

    Vou rezar para o 2º dentinho do Francisco voltar ainda branco e durar até a troca pelo permanente e para o coraçãozinho dessa mamãe maravilhosa se acalmar porque - sim, o croc foi o vilão aqui - mas outros tombos poderiam ter sido tão prejudiciais como este estando o pequeno descalço ou com tênis.

    Passa lá no blog e pode deixar que, em nome do acidente com o Francisco, eu ajudarei a divulgar o se desabafo, ok?!
    Um bom feriado pra vocês! Ti

    ResponderExcluir
  21. Conheci o seu blog através da Dani, do mamães na Itália.
    Eu sou adepta do criança é criança e não tem querer, principalmente quanto ao uso de salto pela Bibi que tem 9 anos, sou contra e não deixo usar nem melissinha ou qq outro sandália plastica. Pra escola o sapato ideal é o tênis e pronto. Mesmo com choro.
    Mas ano passado eles ganharam do avô o tal do croc e pra não ser "tão" chata deixei usarem qd fossem pra casa do vô e pra piscina, lendo seu relato mudei de idéia. Acabo de retirar eles do armário.
    Espero que seu menino fique bem logo, e vcs possam esquecer esse episódio em breve.
    Beijinhos Candi

    ResponderExcluir
  22. Maribel, primeiramente, que pena que isso tudo aconteceu com vc...

    Minha filha tem 4 anos e nunca teve nenhum acidente com Crocs, graças a Deus! Ela ADORA, não quer saber de usar outro sapato e nunca vi nada de mal acontecer, ainda bem.
    Eu concordo com o comentário acima de que crianças desacompanhadas ou mal orientadas em escadas rolantes correm exatamente o mesmo risco estando ou não de croc.
    Eu mesma uso muito, adoro, acho super confortável e nunca tive nenhum problema.
    O meu pai tinha um problema sério de Hérnia de disco, e o médico indicou q ele usasse Cros para diminuir o impacto das pisadas no chão. Acredite: depois que ele começou a usar, o problema dele regrediu MUITO mesmo. Hoje ele não quer saber de outra coisa nos pés.

    Eu acredito que seja normal as crianças caírem e tb acredito no argumento da Crocs: mais acidentes, porque mais gente usa.
    Isso é meio óbvio. É a mesma lógica do mesmo número de acidentes de carro ou de avião. Há mais acidentes de carro em um ano pois há mais carros circulando na rua do que aviões no céu.

    ResponderExcluir
  23. Maribel, pela falta de qualidade desses "sapatos" e pelo seu relato, acho que vcs podiam acionar judicialmente o fabricante, ainda que seja um proced. administrativo junto ao Procon. O objetivo, por certo, não é obter qualquer vantagem financeira, mesmo porque a saúde de seu filhote não tem preço e nem sua angústia pelo fato,mas se cada um fizer isso, ao menos em parte, os fabricantes desse produto terão que se explicar e sofrer as penalidades legais, ainda frágeis diante dessas indústrias, mas estão a nossa disposição,então, vamos utilizar esse veículo e continuar divulgando assim outras mães podem evitar tudo que vcs passaram. Bjs,

    ResponderExcluir
  24. que locura, como pode ser tão superprotetoras, que horror, coitada de uma criança que nao pode usar crocs, nao pode ter videogame, brincar com arminhas de brinqauedo, usar lapis de cor haha.
    fiz tudo na minha infancia usei sandalias da xuxa, nao tive uma mae louca, e agradeço por ser um ser humano normal, --' se eu criar um filho cheio de restriçoes vai ser um viadinho cheio de frescuras, qual é o problema de voces meu deus --'

    ResponderExcluir
  25. Nossa que peninha do seu menino,que dor deve ter sentido!
    ótima ,postagem!
    gostei do teu blog e já estou te seguindo!
    deixo o convite para visitares o meu e se quiser segui-lo!
    beijos

    ResponderExcluir

Boa noite pra quem é de noite, bom dia pra quem é de dia!

Outros Posts do Blog

Related Posts with Thumbnails

Assuntos que se Fala por Aqui

Canções (13) Maternidade (11) Blogagem Coletiva (10) Francisco Bento (9) Amamentação (7) o brincar (7) Parto (6) Gestação (5) MissCup (5) Mistério (5) Notícias (5) Escolhas (4) Eventos (4) Heloisa Lessa (4) Sagrado Feminino (4) Sorteio (4) na radiola (4) Catarina Maria (3) Crises na Maternagem (3) Mamaço Virtual (3) Roda de Mães (3) Aliança Pela Infancia (2) Aprendendo a Falar (2) Brinquedos Feitos à Mão (2) Carregadores de Bebê (2) Clube da Mafalda (2) Coletor Menstrual (2) Manifesto Pela Amamentação (2) Mauricio José (2) Mudanças (2) Parteiras (2) Passeios (2) Sustentabilidade (2) Vida na Roça (2) A Arvore Jardim Waldorf (1) Acolhimento do Bebê (1) Adeus ao Blogger (1) Alimentação Infantil (1) Alimentação de Bebês (1) Argumentação Infantil (1) Birras (1) Bola Fora de Mãe (1) Bom Dia (1) Brinquedos e Consumo (1) Canção (1) Carinho de Filho (1) Carta Aberta (1) Contação de Histórias (1) Conto Sufi (1) Croc (1) Crônicas (1) Dentes Quebrados (1) Dia das Avós (1) Dia das Mães (1) Dia dos Pais (1) Dia dos Santos Reis (1) Doe Sangue (1) Ecologia do Parto e Nascimento (1) Eduardo Galeano (1) Elis Regina (1) Elisa Lucinda (1) Escola (1) Exaustão (1) Excesso de Peso (1) Febre de Mãe (1) Feira Livre (1) Feliz 2012 (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Pessoa (1) Francisco Gregório Filho (1) Gisele Bünchen (1) Honrar a Criança (1) Infância Livre de Consumismo (1) Ir ao banheiro (1) Leite Materno Contaminado (1) Lombar (1) Mamaço Nacional (1) Mercado de Trabalho (1) Michel Odent (1) Nina Veiga (1) Ninando (1) Ocitocina Atelie (1) Oficina de Boneca Waldorf (1) Praças (1) Preguiça (1) Processo (1) Receitas (1) Relato de Parto (1) Resultado Sorteio (1) SOS Região Serrana RJ (1) Sapatos (1) Segurança no andar (1) Selinhos (1) Shantala (1) Tempo para Comer (1) Troca de Brinquedos (1) Ultrassonografia (1) Volta ao Trabalho (1) Vídeos (1) na moviola (1)

Gente Boa de Papo