quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Roda de Mães





Cada vida é um milagre. Um bebê humano é a materialização do Amor. Nada mais puro, mais incrível. Uma semente que vira gente!!



A Roda de Mães teve sua semente invisível plantada nas aulas de yoga das mestras Maria Augusta e Gilda e foi isso que nos motivou a homenageá-las na Grande Roda de ontem com a Roda de Histórias de Maribel Barreto. 





Além da presença das mestras nesta arte/ ciência milenar de trazer para si o equilíbrio através do Yoga, contamos com a sabedoria ancestral dos mitos e lendas sobre surgimento das estrelas, da criação dos homens e da aparição da mulher e do amor contados lindamente por Maribel.



Vivemos uma experiência de saber compartilhado. Mulheres reunidas (a um homem!) para trocar impressões sobre a busca de equilíbrio, harmonia, saúde. De corpo e alma.



A Roda de Mães agradece a participação de todos que tal como no mito carajá atravessaram um portal para olharmos mais uma vez para o nascimento como um verdadeiro milagre. Assim percebemos que maravilhosa oportunidade é redescobrirmos o mundo através dos novos olhos que nos dão nossos filhos. Os novos olhos de quem tem coração de mãe, de pai.



Agradecemos também a participação de José Carlos, marido de Maria Augusta, pai de cinco filhos, avô. Que trouxe a experiência na voz de um homem que jamais trocou uma fralda e é testemunha da participação dos homens nos cuidados dos filhos atualmente.



É muito bom poder constatar que assim como as mulheres conquistaram espaço no mundo do trabalho, também os homens estão buscando o seu espaço no universo doméstico. É uma forma de percebemos que estamos em processo dinâmico de equilíbrio de responsabilidades, de busca de uma nova forma parceria.



E por fim em histórias de nascimento e morte, de transformação, falamos de como o nascimento é um momento tão especial, pessoal e subjetivo, tal como a vida, tal como a morte. “ Morrer deve ser tão frio quanto na hora do parto” cantou Gilberto Gil. Sim, mesmo nascer no calor do Senegal deve parecer mais frio que a barriga de uma senegalesa que dá a luz!



E este frio nos evoca o “frio na barriga”, o “frio na espinha”, do medo que sentimos diante do desconhecido, do inédito. E isto é a nossa vida: o tempo que temos entre nascer e morrer, e dentro dela tantos mistérios. E a Roda de Mães deseja que sejam, em sua maioria, boas surpresas!



* * *

Esse texto eu copiei e colei na integra lá do Blog Roda de Mães, só porque eu queria que vocês o lessem assim, do jeitinho que foi escrito pela Érica e Camila. A Roda de ontem foi muito especial. E eu agradeço muito, cada roda que tenho participado, mas falarei disso, aqui, com calma. Porque é uma experiência incrível!

Grata Meninas, pelo carinho e acolhimento de vocês.
Que essa semente tenha raízes profundas e copas largas.

2 comentários:

  1. Oi Maribel,
    passou por aqui e li dois posts, o da barriga na praia com o Francisco, e o da Roda de Maes, que nao havia lido no blog da Roda...foi bom ter lido por aqui.beijo. Ale

    ResponderExcluir

Boa noite pra quem é de noite, bom dia pra quem é de dia!

Outros Posts do Blog

Related Posts with Thumbnails

Assuntos que se Fala por Aqui

Canções (13) Maternidade (11) Blogagem Coletiva (10) Francisco Bento (9) Amamentação (7) o brincar (7) Parto (6) Gestação (5) MissCup (5) Mistério (5) Notícias (5) Escolhas (4) Eventos (4) Heloisa Lessa (4) Sagrado Feminino (4) Sorteio (4) na radiola (4) Catarina Maria (3) Crises na Maternagem (3) Mamaço Virtual (3) Roda de Mães (3) Aliança Pela Infancia (2) Aprendendo a Falar (2) Brinquedos Feitos à Mão (2) Carregadores de Bebê (2) Clube da Mafalda (2) Coletor Menstrual (2) Manifesto Pela Amamentação (2) Mauricio José (2) Mudanças (2) Parteiras (2) Passeios (2) Sustentabilidade (2) Vida na Roça (2) A Arvore Jardim Waldorf (1) Acolhimento do Bebê (1) Adeus ao Blogger (1) Alimentação Infantil (1) Alimentação de Bebês (1) Argumentação Infantil (1) Birras (1) Bola Fora de Mãe (1) Bom Dia (1) Brinquedos e Consumo (1) Canção (1) Carinho de Filho (1) Carta Aberta (1) Contação de Histórias (1) Conto Sufi (1) Croc (1) Crônicas (1) Dentes Quebrados (1) Dia das Avós (1) Dia das Mães (1) Dia dos Pais (1) Dia dos Santos Reis (1) Doe Sangue (1) Ecologia do Parto e Nascimento (1) Eduardo Galeano (1) Elis Regina (1) Elisa Lucinda (1) Escola (1) Exaustão (1) Excesso de Peso (1) Febre de Mãe (1) Feira Livre (1) Feliz 2012 (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Pessoa (1) Francisco Gregório Filho (1) Gisele Bünchen (1) Honrar a Criança (1) Infância Livre de Consumismo (1) Ir ao banheiro (1) Leite Materno Contaminado (1) Lombar (1) Mamaço Nacional (1) Mercado de Trabalho (1) Michel Odent (1) Nina Veiga (1) Ninando (1) Ocitocina Atelie (1) Oficina de Boneca Waldorf (1) Praças (1) Preguiça (1) Processo (1) Receitas (1) Relato de Parto (1) Resultado Sorteio (1) SOS Região Serrana RJ (1) Sapatos (1) Segurança no andar (1) Selinhos (1) Shantala (1) Tempo para Comer (1) Troca de Brinquedos (1) Ultrassonografia (1) Volta ao Trabalho (1) Vídeos (1) na moviola (1)

Gente Boa de Papo