Ver o pequeno aprender a falar é uma dádiva!
Que presente mais belo vê-lo colocando palavras na boca e as jogando ao vento. É tão emocionante quanto ver o primeiro passo. É um primeiro passo a cada instante.
Nesses dois anos eles ficam armazenando informações e nuances e palavras e tudo o mais.
Dia desses voltávamos de táxi num domingo pela Lagoa, quando derrepente um maluco qualquer cruza a pista na maior velocidade e por pouco não provoca um acidente muito sério envolvendo alguns carros, inclusive nós. O Francisco dormia profundamente na kepina, no colo do pai. Confusão, falatório e o taxista interpela a polícia para pedir ajuda. O pequeno acorda, olha em direção ao blablablá e diz sonolento: Pôxa! Pôxa! e volta dormir. Caí na gargalhada porque a cara que ele fez foi hilária.
o Pôxa, foi eu que inventei pra substituir outras palavras mais "pesadas" no nosso dia a dia.
Outra foi ontem. Estávamos conversando o pai e eu, e eu sou meio "italiana", para ser enfática, altero a voz e gesticulo. Quem vê de longe, pensa que é briga. Nisso o Francisco começa a gritar, e o pai diz: - Calma filho, sem gritar... - ele responde - Clelança grita papai. Tive que me conter para não gargalhar, mas estou rindo até agora.
E o dicionário?
Chichico, foi ele que auto se denominou. Pro meu "desespero" que não quero vê-lo virar Chico.
Clelança - Criança
Abodlô - Quebrou
Bilaço - Palhaço
Labis - Lágrima
Tlodin - Fraldinha
Abeleti - Sabonete
Achichicho - Difícil
Petetê - Manteiga
Belêio - Banheiro
Meméia - Mamãe
Atoxcha - Costas
Alombis - Ônibus
Tleceilo - Travesseiro
E por ai vai, para a minha alegria.
Tem coisas que só eu sei o que ele está dizendo e isso não tem preço. Ter ficado em casa com meu pequeno me trouxe muitos presentes, entre eles o de ouvir cada palavra e tentativa de erro e acerto para falar e falar e falar... Construindo seu pensamento como uma ponte para o depois.
hahahaha!!
ResponderExcluirQue delícia este post!
Que delícia deve ser acompanhar o desenvolvimento da linguagem do seu filho.
Fico aguardando este momento tbm e q demorará, meu filho tem apenas 4 meses, mas lembro-me de qdo minha irmã mais nova estava nessa fase e era divertido a beça. Kamano=Caminhão, Lalaio=fraldinha de pano, opitunus=ônibus e por aí vai...
kkkk, que ótimo! Caminhão aqui é mamô, e onibus é Alombis... muito divertido mesmo! vc vai se amarrar!
ResponderExcluirAh, com certeza! Mas por enquanto vou me divertindo com as experiências dos outros!! hahahahahaha
ResponderExcluirbjs